Qual foi a última vez que você comprou algo sem antes pesquisar no Google?
E quantas vezes você desistiu de comprar algo por encontrar um produto/serviço de melhor qualidade ou mais barato na Internet?
Pois é, o hábito do consumidor mudou.
E não só você, mas 90% dos brasileiros pesquisam na internet antes de realizar qualquer compra, segundo o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Por que muitas empresas de MMN continuam presas a estratégias antigas?
Mesmo sabendo de tudo isso, por que o Multinível não evoluiu na mesma velocidade?
Por que muitas empresas ainda focam em trazer líderes a qualquer custo, quando deveriam estar olhando também para o consumidor final?
Por que ainda não se preocupam em criar um sistema capaz de conduzir o novo consultor a resultados rápidos, com o apoio de ferramentas digitais?
Por que muitas ainda se prendem a produtos “mais do mesmo” com preços inflados apenas para pagar a rede, quando deveriam investir em diferenciais exclusivos para seus consultores se destacarem no mercado?
São várias as respostas possíveis: porque é difícil. Porque é demorado. Porque é caro. E principalmente: porque não é fácil ter uma estrutura preparada para a inovação.
Pandemia e o rombo deixado no MMN
Por muito tempo, o Multinível se acomodou devido à sua grande capacidade de força de vendas boca-à-boca.
Porém, com a pandemia, o que se viu foi uma migração intensa – e sem volta – para o digital.
Foi quando muitas empresas de Multinível foram pegas desprevenidas.
Sem um escritório virtual intuitivo, sem uma loja virtual atrativa, sem uma régua de relacionamento clara com o novo consultor, deixaram de ganhar milhões por terem ignorado a força do digital.
Inovar virou obrigação
Dentro da Venda Direta, mais da metade das vendas já acontecem pela internet, segundo pesquisa da ABEVD e da Tendências Consultoria.
Imagine quantas oportunidades estão sendo perdidas pelas empresas não terem um recrutador automático integrado ao Escritório Virtual?
Ou por não terem um funil de vendas claro na loja virtual dos seus consultores?
Ou simplesmente por não investirem em produtos que, de fato, tragam diferenciais para os seus consultores encantarem os clientes finais?
A verdade é que inovar se tornou obrigação.
E se as empresas não tiverem uma gestão focada em inovação, sempre ficarão para trás diante das mudanças cada vez mais rápidas no comportamento do consumidor.
O nascimento de um novo MMN
A boa notícia é que o amadorismo, cada vez mais, ficará no passado.
Quem não evoluir por bem, simplesmente vai desaparecer.
Isso, certamente, contribuirá para o crescimento do nosso mercado, ao unirmos o melhor da tecnologia com a alma do Multinível.
Felizmente, este futuro está mais próximo do que imaginamos.