A guerra pela atenção está cada vez mais feroz.
É o anúncio que pipoca na tela a todo momento com uma proposta de dinheiro fácil.
É o guru digital prometendo enriquecimento com o curso que ensina a vender curso.
E são as próprias oportunidades lícitas de renda extra imediata, como motorista de aplicativo, assistente virtual, marketing de afiliados e tantas outras que competem indiretamente com a Venda Direta e o Marketing Multinível.
Como competir nessa guerra pela atenção?
Diante de um bombardeio de opções, não há como negar que está mais complexo o caminho para atrair e manter os novos consultores no negócio.
Afinal, eles têm pressa pelo resultado e estão sendo seduzidos diariamente para esses outros caminhos.
Por tudo isso, já não dá mais pra simplesmente ensinarmos as ações do líder e esperar pra ver se o novo consultor se sairá bem.
Todos nós sabemos que os maiores ganhos desse negócio vêm do longo prazo, mas existe um caminho até chegar lá.
E essa jornada passa por oferecer condições para que alguns objetivos financeiros se cumpram o mais rápido possível – de preferência na primeira semana.
É daí que nasce a necessidade de as empresas e lideranças dividirem as responsabilidades e se unirem numa espécie de patrocínio responsável compartilhado.
O que é o patrocínio responsável compartilhado?
O patrocínio responsável compartilhado nada mais é do que uma ação conjunta entre a empresa e os líderes para auxiliar o novo consultor a avançar e aumentar as suas possibilidades de sucesso no negócio.
O objetivo deve ser conhecer a fundo o perfil de cada novo consultor, oferecer uma jornada clara para ganhar dinheiro e não deixá-lo perder o foco com as distrações que, certamente, vão surgir em seu caminho.
A seguir, algumas sugestões neste sentido:
Pesquisa pós-recrutamento
Se cada pessoa tem uma necessidade e um perfil diferente, qual o sentido de entregar o mesmo conteúdo para todas elas?
Não seria muito mais eficaz conhecer as dores e os desejos desse novo consultor e depois entregar uma sequência de conteúdos pra ele ter ganhos financeiros o mais rápido possível?
Tudo pode começar com uma mensagem de boas vindas e uma pesquisa rápida enviada direto no Whatsapp do seu novo consultor, compartilhando as respostas com o líder acima.
E se o seu sistema não integra com uma automação de Whatsapp, você pode ter alguém a princípio para fazer isso manualmente (e repensar o seu sistema).
Construção de uma jornada clara e personalizada para o novo consultor
A partir daí, a jornada pode prosseguir com o envio de informações estratégicas, conteúdos e treinamentos específicos para gerar resultado rápido.
Esse funil de relacionamento pode envolver uma mensagem do presidente, guias digitais de início rápido, tutoriais do Escritório Virtual, treinamentos de venda e construção, incentivos promocionais e outros materiais que se julgar necessários
Tudo isso, claro, sempre buscando criar uma conexão do novo consultor com o líder mais próximo, para que ambos caminhem juntos na mesma direção.
Foco inicial na Venda Direta e Venda Social
Você pode ou não concordar, mas essa é uma visão que tenho muito clara ao acompanhar de dentro das empresas o perfil predominante dos consultores: a maioria só quer saber como vender.
E, convenhamos, é muito mais simples alguém colocar dinheiro no bolso vendendo um produto do que apresentando uma oportunidade de Marketing Multinível.
Por isso, até mesmo para atrair e reter gente de fora do mercado, é mais produtivo focar inicialmente em vendas e depois ensinar a construção de rede.
Com crença no produto e na empresa (e dinheiro no bolso!), esse novo consultor terá muito mais segurança e disposição para direcionar sua atenção às estratégias que o levarão à renda residual.
Compartilhamento de indicadores com as lideranças
Se o objetivo maior do patrocínio responsável é ampliar a retenção, é preciso munir as lideranças de dados fundamentais para o acompanhamento desses novos consultores.
Por exemplo: número de novos consultores na sua equipe por período; quantidade de novos que realizaram a recompra em 30, 60 e 90 dias; quantidade de novos com uma indicação direta; quantidade de novos com uma indicação direta e indireta; filtragem por perfil de revendedor e construtor etc.
São leituras básicas de números que estão dentro da empresa e vão oferecer um diagnóstico mais certeiro pra entender o momento do negócio e montar um plano de ação com base em fatos, e não em “achismos”.
É fácil culpar os líderes por uma eventual falta de duplicação, mas a empresa está fazendo o seu papel de ajudá-los a identificar os gargalos e oportunidades na sua equipe?
Duplicação digital
É obrigatório também oferecer a todos os consultores ferramentas digitais que facilitem a prospecção de clientes e o recrutamento online.
Eu listei algumas dessas ferramentas aqui, mas o básico do básico é um recrutador automático e uma loja virtual decente.
Do contrário,os consultores ficarão presos ao boca-à-boca físico, num momento em que a Venda Direta tradicional já se rendeu ao digital, segundo a própria ABEVD.
Hoje, muitas estratégias digitais são duplicáveis e, portanto, precisam fazer parte do arsenal das empresas.
Infelizmente, por uma série de motivos, o mercado brasileiro ainda está muito atrasado em relação a isso. Mas dá pra virar esse jogo.
Benefícios para a empresa
Garantia de que o novo consultor recebeu todos os conteúdos necessários para ter seus primeiros resultados
Criação de uma relação direta e humanizada com o novo consultor
Padronização da linguagem e duplicação correta das informações
Parceria com as lideranças
Benefícios para o novo consultor
Acesso a um passo a passo claro e objetivo para conquistar seus resultados na empresa, sem ficar paralisado por excesso ou falta de informações
Apoio conjunto da empresa e da sua liderança para avançar no negócio
Benefícios para a liderança
Processo de retenção automática rodando diariamente na sua equipe
Acesso a dados estratégicos que a empresa colherá do seu novo consultor
Aumento da retenção da sua equipe, com menor esforço de patrocínio responsável
Otimização de tempo para recrutamento e promoção do negócio
É profissionalização ou morte
Com tantos inimigos à sua espreita, cada vez haverá menos espaço para o amadorismo no Marketing Multinível.
Das várias mudanças necessárias para o crescimento do mercado nacional, o patrocínio responsável compartilhado é uma das mais simples e baratas para cumprirmos o papel básico de oferecer uma jornada que leve à conquista dos primeiros resultados.
Não é a solução para todos os problemas, mas é um bom começo para ampliar a retenção nas nossas empresas.
E você, o que acha dessa proposta? Manda aqui nos comentários pra avançarmos nessa discussão.
Fábio Guedes é jornalista especializado em Venda Direta e Marketing Multinível e editor do upline.news